sexta-feira, 9 de maio de 2014

SÃO CARLOS - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 15

SÃO CARLOS - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 15

Município de São Carlos
"Capital Nacional da Tecnologia"
"Capital do Conhecimento"
Cidade do Clima"
Cidade Sorriso"
"Sanca"
São Carlos (a partir de cima, esquerda): Catedral de São Carlos, UFSCar, P-47D Thunderbolt e Demoiselle 22 (do Museu TAM), Estação Ferroviária de São Carlos, Parque da Chaminé, Escola Álvaro Guião e um panorama da cidade.

São Carlos (a partir de cima, esquerda): Catedral de São Carlos,UFSCarP-47D Thunderbolt e Demoiselle 22 (do Museu TAM),Estação Ferroviária de São Carlos, Parque da Chaminé, Escola Álvaro Guião e um panorama da cidade.
Bandeira de São Carlos
Brasão de São Carlos
BandeiraBrasão
Hino
Aniversário4 de novembro
Fundação1857 (156 anos)
Gentílicosão-carlense ou carlopolitano
LemaA bandeirantibus venio
"Procedo dos bandeirantes"

S imples?  Sim, sempre! Saga! Satisfatoriamente! São-carlense
A arte apresentada anteriormente,
O rganizada originalmente!

C arlos Capital Conhecimento! Carlopolitano! Cidade Clima!
A té aparece aos ancestrais! Acontece!
R aramente responde rápido!
L ol! Lindamente leve lépido!
O stenta o ouro, oportunamente!
S im, sempre silenciosamente! Simples! Sorriso! Sanca!


São Carlos é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo, na região Centro-Leste, a uma distância de 58 km do centro geográfico (Obelisco), e a uma distância rodoviária de 230 quilômetros dacapital paulista. Com uma população recenseada em 236.457 habitantes (IBGE/2013) , distribuídos em umaárea total de 1.141 km², é a 13ª maior cidade do interior do estado em número de residentes.
A cidade é um importante centro regional industrial  , com a economia fundamentada em atividades industriais e na agropecuária (neste setor, destaca-se a produção de cana-de-açúcarlaranjaleite e frango). Servida por vários sistemas rodoviário e ferroviário, São Carlos conta com uma unidade comercial da multinacional Suíça Leica-Geosystems  e com unidades de produção de algumas empresas multinacionais, dentre as quais aVolkswagen  , Faber-Castell (a subsidiária são-carlense é a maior do grupo em todo o mundo, produzindo 1,5 bilhão de lápis por ano)  , Electrolux  Tecumseh  e Husqvarna  . Algumas unidades de produção de empresas nacionais, dentre as quais Toalhas São Carlos  , Tapetes São Carlos  , Papel São Carlos  , Prominas Brasil  , Opto Eletrônica  , Latina  , Engemasa  e APRAMED  .
Atendendo às necessidades locais, e, em certos aspectos, regionais, há uma rede de comércio e serviços distribuída em lojas de rua, postos de conveniência e um shopping center da rede Iguatemi. No campo de pesquisas, além das universidades, estão presentes no município dois centros de desenvolvimento técnico daEmbrapa.
Os dois campi da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e oInstituto Federal de São Paulo (IFSP), além de outros dois Campi de ensino superior particular, o Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) , tornam intensa a atividade universitária no município, que conta com uma população flutuante de mais de vinte mil graduandos e pós-graduandos, boa parte atraída de outras cidades e estados.

Wikipédia

TAUTOCRÓSTICO - Origem do experimental
   
Tautocróstico é um gênero poético, que consiste em formar uma palavra ou mais, verticalmente criando um nome próprio ou uma sequência significativa. Tautocróstico trata-se de uma composição poética na qual todas as palavras de cada verso principiam com a mesma letra da mensagem.
O tautocróstico é a união do tautograma com o acróstico. A palavra originou-se da união de duas palavras de origem grega: TAUTOGRAMA e ACRÓSTICO.  Podemos até traçar uma equação: 

TAUTOGRAMA + ACRÓSTICO = TAUTOCRÓSTICO.

Vejam alguns exemplos de tautocrósticos criados pelo poeta Francis Perot e pela poetisa  Anjopoesia (Marisa)

http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/3775001
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4316470

Foz do Iguaçu, 08/05/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 09/05/2014
Publicado no Recanto das Letras em 09/05/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
NELSON TEIXEIRA - NELMITE

Nenhum comentário: