domingo, 5 de janeiro de 2014

POEMA DO AMOR MATEMÁTICO


Esse bilhete amoroso sob forma de um enigma versificado está no fim de uma epístola extremamente séria do não menos sério matemático de Marrakech (Cidade do sudoeste de Marrocos), Ibn Al-Banna:

Inspirado no poema matemático de Ibn Al-Banna, 
descrevi o meu, abaixo. coração não se engana!

Dez é o valor do amor totalmente entregue!
Resolva a equação algébrica que se segue!
O poeta, cotidianamente, o amor persegue!

Leia e resolva passo a passo, sem cansaço!
Um quinto pelo seu olhar, me refaço!
Dois quintos, espero seu terno abraço!
Três quintos pelo seu beijo, me desfaço!
Um décimo de ciúme em qualquer espaço!
Quatro quintos pelo seu afago, me satisfaço!
Cinco quintos, amor no prumo e compasso!

O restante ficou vinte e uma partes negativas!
Que estancariam a paixão se fossem positivas!

Considerar "x" o coração inteiro, 
equaciona-se este poema intrigante!
Resolva lépida, num tempo ligeiro,
e, mate sua curiosidade num instante!

((1/5+2/5+3/5+(1/10)+4/5+5/5).X)-21=X

O resultado é x=10. Eu não lhe disse?
Amor é matemático e não invencionice!

Foz do Iguaçu, 03/01/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 05/01/2014
Publicado no Recanto das Letras em 05/01/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
http://www.delynerso.blogspot.com

Nenhum comentário: