segunda-feira, 28 de abril de 2014

QUELUZ - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 07

QUELUZ - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 07

Q ualidade, querida, Queluz
U nião, única, unidade
E special, eletricidade
L ivre, liberdade, luz
U nge união universal
Z elo, zeloza, zen

Fundação4 de março de 1842
Gentílicoqueluzense

Queluz é um município no leste do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá. A população estimada em 2003 era de 9544 habitantes e a área é de 249 km², o que resulta numa densidade demográficade 38,33 hab/km².
Em Queluz localizam-se parcialmente a Pedra da Mina, ponto culminante do estado (2798 m), no ponto de encontro das divisas do município com Lavrinhas (SP) e Passa Quatro (MG), e o Pico dos Três Estados (2665 m), que marca o ponto de encontro das divisas estaduais do Rio de JaneiroMinas Gerais e São Paulo.

História

Originou-se Queluz de um aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado à vila em 1842, passando a município em 1876. Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.
O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras.
Fonte:"O Passado Ao Vivo"(Thereza Regina de Camargo Maia)
O município conta com várias cachoeiras, como a conhecida Águas da Marambaia, que atrai grande quantidade de turistas no verão.
O calendário de festas do município é farto, desde abril com a Festa da Moranga e da Mandioca, ingredientes primordiais para o prato típico do município, batizado de "Queluz na Moranga", passando pela Festa de São João em junho - tradicional festa junina, a maior e melhor de todo Vale do Paraíba -, pelo Festival de Inverno em julho, Festa do Doce em Outubro, entre outros eventos realizados pela população e prefeitura.

TAUTOCRÓSTICO - Origem do experimental
   
Tautocróstico é um gênero poético, que consiste em formar uma palavra ou mais, verticalmente criando um nome próprio ou uma sequência significativa. Tautocróstico trata-se de uma composição poética na qual todas as palavras de cada verso principiam com a mesma letra da mensagem.
O tautocróstico é a união do tautograma com o acróstico. A palavra originou-se da união de duas palavras de origem grega: TAUTOGRAMA e ACRÓSTICO.  Podemos até traçar uma equação: 

TAUTOGRAMA + ACRÓSTICO = TAUTOCRÓSTICO.

Vejamos alguns exemplos de tautocrósticos criados pelo poeta Francis Perot e pela poetisa  Anjopoesia (Marisa)

http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/3775001
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4316470

Foz do Iguaçu, 27/04/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 28/04/2014
Publicado no Recanto das Letras em 28/04/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
NELSON TEIXEIRA - NELMITE

Nenhum comentário: