domingo, 27 de abril de 2014

VOTUPORANGA - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 06


VOTUPORANGA - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 06


Município de Votuporanga
"Cidade das Brisas Suaves"

V otuporanga vitoriosa, virtuosa, valente
O rdem, oferece oportunidade
T raduz talento, transparente
U sina, união, única, unidade
P rodução, positiva, produtividade
O rganizada, organização
R ainha, Real realeza
A ção, acelerada, airosa
N atural, natureza
G alante, geral, garbosa
A miga, amada, amizade



Aniversário8 de agosto
Fundação1937
Gentílicovotuporanguense

Votuporanga é um município brasileiro situado na região noroeste do estado de São Paulo. A cidade foi fundada em 8 de agosto de 1937. Localiza-se a uma latitude 20º25'22" Sul e a uma longitude 49º58'22" Oeste, estando a uma altitude de 525 metros. Sua população em 2012 de acordo com o IBGE, é de 94.862 habitantes.


Topônimo

"Votuporanga" é um termo de origem tupi que significa "vento bonito", através da junção dos termos votu("vento") e porang ("bonito") . O nome foi escolhido por Sebastião Almeida Oliveira, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a pedido de Germano Robato, um dos primeiros compradores dos lotes que formaram a cidade.

História

A área atual do município, de início, pertencia à Fazenda Marinheiro de Cima, de propriedade de Francisco Schmidt. Após sua morte, os herdeiros, endividados, entregaram as terras à empresa Theodor Wille & Cia Ltda. A propriedade foi, então, dividida em glebas e os terrenos vendidos a preços baixos. Pouco a pouco formou-se o povoado, até então, pertencente ao distrito de Vila Monteiro, atual Álvares Florence, e à comarca e município de Monte Aprazível.

O nome escolhido, Votuporanga, foi uma indicação de Sebastião Almeida de Oliveira, tabelião de Tanabi. No dia 8 de agosto de 1937, a cidade foi fundada. Nessa mesma data, foi celebrada uma missa pelo padre Isidoro Cordeiro Paranhos. Em 1945, a vila tornou-se distrito, município e sede da comarca, em decreto único.
Wikipédia

TAUTOCRÓSTICO - Origem do experimental
   
Tautocróstico é um gênero poético, que consiste em formar uma palavra ou mais, verticalmente criando um nome próprio ou uma sequência significativa. Tautocróstico trata-se de uma composição poética na qual todas as palavras de cada verso principiam com a mesma letra da mensagem.
O tautocróstico é a união do tautograma com o acróstico. A palavra originou-se da união de duas palavras de origem grega: TAUTOGRAMA e ACRÓSTICO.  Podemos até traçar uma equação: 

TAUTOGRAMA + ACRÓSTICO = TAUTOCRÓSTICO.

Vejamos alguns exemplos de tautocrósticos criados pelo poeta Francis Perot e pela poetisa  Anjopoesia 

(Marisa)

http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/3775001
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4316470

Foz do Iguaçu, 27/04/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 27/04/2014
Publicado no Recanto das Letras em 27/04/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
NELSON TEIXEIRA - NELMITE

Nenhum comentário: