terça-feira, 29 de julho de 2014

CIDADES QUE MOREI E/OU ESTUDEI OU CONVIVI




Cidade natal, TORRINHA, pois tem uma pedra sobre um morro,
em forma de uma torre! Preserva-se a vegetação! Não pede socorro!

Descendo uma serra de 31 curvas chega-se a SANTA MARIA DA SERRA!
A serra parece uma serpente com curvas perigosas, mas na beleza se encerra!

Ó Terrinha cultivável, interrogo de onde BROTAS essas belas amizades?
A resposta vem de forma natural, Deus requer QUELUZ haja nas verdades!

Tem rios, sendo um RIO CLARO e mais de DOIS CÓRREGOS! Natureza!
Indo para RIO CLARO, passa por cima da ponte do rio Piracicaba, uma beleza!

Rio Piracicaba junta-se com o Tietê, cuja junção é do rio Paraná um afluente!
Essa água é responsável pela energia elétrica gerada em ILHA SOLTEIRA! Permanente!

O rio Tietê corre em sentido contrário, passando por BARRA BONITA! Turismo!
Ali gera energia na Usina Hidroelétrica e tem hidrovia com eclusa, belo mecanismo!

Fiz Grupo Escolar e Ginásio em TORRINHA e Científico em DOIS CÓRREGOS, O 2º Grau!
Adolescente colecionei gibis, selos, CONCHAS entre outras coisas. Pra idade era normal!

Fiz Caaso, cursinho em SÃO CARLOS e após as aulas alimentava-me com BAURU e suco!
Trabalhei em Subestações e Usinas da Cesp e me formei em matemática e engenharia! Maluco!

Visitei o Vale do Silício em SAN FRANCISCO - CA e trabalhei em Subestações de vários modelos!
Usinas Hidroelétricas de Urubupungá e Térmica de VOTUPORANGA! Únicos sem paralelos!

Fiz estágio no ONS -Operador Nacional de Sistema elétrico em CABREÚVA! Estágio genial!
Subestação de 440 kV, próxima de JUNDIAÍ. Antes o ONS era em BOTUCATU! ONS é primordial!

As menores subestações que trabalhei foi em CONCHAS, PAULO DE FARIA e de QUELUZ!
Fiz tautoacróstico das cidades citadas! Todas são importantes, cada qual tem seu brilho, que reluz!

Fui operador A nas subestações e na Usinas de Jupiá, ao lado de TRÊS LAGOAS onde fiz matemática!
Após, graduei-me em Engenharia Elétrica em ILHA SOLTEIRA! Casei, a vida é dinâmica, nada estática!

Trabalhei na CESP e na UNESP vestindo a camisa com probidade! Hoje em FOZ DO IGUAÇU resido!
Aprendi a fazer tautocróstico com Francis Perot! Escreves com mais prazer que eu?? Ah! Eu duvido!


BIOGRAFIA:
CIDADES QUE MOREI E/OU ESTUDEI
TORRINHA: Nasci em Torrinha, minha terrinha! Em 1948.
DOIS CÓRREGOS: Fiz o científico, área exatas! Em 1966.
SÃO CARLOS: Fiz cursinho para engenharia.Em 1967.
RIO CLARO: Trabalhei, experiência, na Subestação da CESP. Em 1969.
SÃO CARLOS: Entrei na engenharia USP e na CESP. Escolhi a CESP, na qual fiz curso de Operador de   Subestação... Em 1969.
BARRA BONITA: Estagiei dias na Usina da CESP de Barra Bonita. Em 1969.
BOTUCATU: Trabalhei junto ao Despacho de Carga na CESP. Em 1969 e 1970.
CONCHAS: Fui chefiar a Subestação da CESP. Em 1970.
VOTUPORANGA: Trabalhei na Micro-Usina Termoelétrica da CESP. em 1971.
PAULO DE FARIA: Fui substituir operador em férias. Em 1972.
VOTUPORANGA: Voltei para a Micro-usina da CESP. Em 1972.
BOTUCATU: Fiz curso de Operador de Usinas A. Em 1973.
BAURU: Estagiei na Subestação Interligadora de 440 kV. Em 1973.
TRÊS LAGOAS: Trabalhei na Usina de Jupiá. Em 1973.
JUNDIAÍ: Morei um mês, antes de ir para Queluz. Em janeiro de 1973.
CABREÚVA: Trabalhei um mês, antes de ir para Queluz. Em janeiro de 1973.
QUELUZ: Fui ensinar a operar Subestação em 1973. Ano de meu casamento em março de 1973. Em meados de fevereiro eu pedia para a chefia de Cabreúva para autorizar o meu retorno, pois iria casar em março. Não respondiam. Eu queria estar junto à minha noiva para ajudar nos preparativos... No início de março, o casamento seria dia 25, eu pedi novamente ao chefe pelo sistema SSB, via carrier, onde todos ouvem  quando se transmite, é sistema de rádio, dizendo: "Chefe: diga ao engenheiro que vou fazer uma procuração, aí ele casa , faz a lua de mel para mim e eu não preciso voltar à minha origem de trabalho"...O engenheiro estava na sala e disse : " O operador está nervoso, antes que ele cometa erros de operação na Subestação, mande-o de retorno".... e assim foi. Retornei, casei, eu mesmo fiz a lua de mel (rsrsrs) e somos felizes até hoje e temos história para contar...
TRÊS LAGOAS: Fiz curso de Matemática. Terminei em 1976.
ILHA SOLTEIRA: Fui transferido para a Usina de Ilha Solteira, onde fiz Engenharia Elétrica de 1977 a 1982.
ILHA SOLTEIRA: Demiti-me da CESP e entrei como professor na UNESP, em 1983.
BOTUCATU: Fiz mestrado, doutorado e Livre-Docência na UNESP. Terminei em 1991.
FOZ DO IGUAÇU: Aposentei-me e mudei para a tríplice fronteira em 2006.


Foz do Iguaçu, 28/07/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 29/07/2014
Publicado no Recanto das Letras em 29/07/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
http://www.recantodasletras.com.br/autores/noslen ariexiet
NELSON TEIXEIRA - NELMITE

Nenhum comentário: