domingo, 19 de agosto de 2012

REI FALSO







Esse rei não teve coroação!
Esse rei não tem coração,
não tem e nunca teve razão,
pra fazer o mal que faz!
Dele já fui serviçal tecelão
e hoje já não sou mais!

Esse rei calou a minha voz,
já não me ouço, sem ser surdo!
Preso no calabouço do absurdo,
através de intriga, treta do algoz!

O rei censurou a minha e nossa fala,
já não me escuto, sem ser mouco!
Preso na camisa de força, de louco,
através de mentira veloz! Uma bala!

O rei está em cada um de nós,
vestido de vaidade, de ousadia,
de falsidade, mostrando sorriso
de má vontade e falsa alegria!

O rei assume a forma de sanhudo,     (feroz)
só pra fazer mal ao pretenso mudo,
que sofre de medo, de falar, agudo,
e cala a boca na mordaça do escudo!

O meu canto é meu sobretudo,
a todo mundo vou contar e cantar,
as proezas maléficas do rei rudo!      (rude)
O tirano ganha adrenalina ao judiar!

O rei incita combate na terra vizinha!
Batalha, seu trono...Guerra, sua rainha!
Sempre existe rei, nunca sentarei no trono!
O mau fará o mal, mesmo no sólio! Desabono!

Botucatu, 17/02/1970         (publicado)
Foz do Iguaçu, 25/05/2005 (corrigido e ampliado)

P.S.: sólio=trono. 
Publicado no Recanto das Letras em 23/06/2013

Nenhum comentário: